Tatuí - SP
BLOG
Quinta, 12 Fevereiro 2015 14:57

PATCHWORD BÍBLICO – um exemplo nos Salmos

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Patchwork é um nome elegante para uma arte antiga. A arte de fazer “colcha de retalhos”. Nossas avós faziam lindas colchas com muitos retalhos de tecido. Eram verdadeiras artistas. E sua arte, hoje, ganhou um novo nome: PATCHWORK.

A arte patchwork consiste em elaborar um todo complexo a partir de pedaços avulsos. É no resultado final que podemos apreciar a coesão e a coerência das partes menores transformadas em uma obra de arte: uma colcha.

Patchword Dr. Cristofani

Similarmente, podemos fazer o mesmo com textos bíblicos. Neste caso, vamos chamar de PATCHWORD.

PATCHWORD é a arte de juntar textos em um todo maior. Como arte, o PATCHWORD requer certas habilidades, como aquelas de nossas avós: saber selecionar tecidos do mesmo tipo, de cores e estampas diferentes e escolher a linha mais apropriada para que não haja rupturas no trabalho final.

Assim também, para um bom trabalho de PATCHWORD, exige-se a destreza literária na escolha de textos com temas similares; gêneros e estilos diferentes e uma boa “linha” argumentativa para juntar os pedaços em um discurso coeso e coerente.

PATCHWORD, como toda arte, demanda muito treinamento e sensibilidade para criar uma verdadeira colcha literária.

Como exemplo, posso sugerir um exercício que eu mesmo fiz. Escolhi quatro Salmos que continham a expressão “resvalar os pés”. Os Salmos 38.16; 66.9; 94.18 e 121.3. Em todos eles aparece a expressão “resvalar os pés”. E cada um ao seu modo mostra a ameaça constante de a pessoa humana “escorregar” dos caminhos do Senhor.

Para alinhavar esses textos em uma homilia, eu utilizei como linha o tema “Na corda bamba sem sombrinha”. Uma menção modificada à música de João Bosco “O Bêbado e a Equilibrista”, canção imortalizada por Elis Regina.

O resultado final foi um PATCHWORD cujo argumento estruturante girou em torno do seguinte: A vida humana acontece numa corda bamba. Todos os nossos esforços para manter o equilíbrio são úteis e necessários. Mas nem sempre.

Há situações, e não são poucas, nas quais nossos esforços para manter o equilíbrio não são suficientes. Nesses momentos podemos contar com o amparo de Deus, que nos auxilia a nos mantermos em pé.

E se assim confiamos nessas circunstâncias, por que não confiarmos no Senhor o tempo todo para que nossos pés não resvalem?!

PATCHWORD é isso.

Ler 4854 vezes Última modificação em Terça, 26 Dezembro 2017 15:02
jrcristofani

José Roberto Cristofani - Casado com Cida Crema Cristofani. Pai, Pastor, Professor de Teologia. Educador, Escritor, Especialista em Educação a Distância e Doutor em Antigo Testamento.

Busca

Posts Recentes

  • Cópia de Palavra de Esperança 01
     
  • MP3 Podcast Palavra de Esperança
  • Palavra de Esperança 01